Em Santa Maria, 30 homens morreram por conta da doença em 2019. Durante a pandemia de coronavírus, em 2020, o número subiu para 34 mortes. No ano posterior, também foram registrados 34 óbitos e, o índice de 2022 já se aproxima dos demais. Até 31 de outubro deste ano, a Vigilância Epidemiológica de Santa Maria contabilizou 31 mortes devido a esta neoplasia.
Perante este cenário, o mês de novembro dá espaço para ações de prevenção e conscientização não apenas sobre o câncer de próstata, mas sobre a importância de mudar hábitos em busca de maior qualidade de vida.
Investigação
Idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade são alguns dos fatores que aumentam as chances de desenvolvimento do câncer de próstata, que é segundo tipo mais comum entre homens no país. Segundo o Ministério da Saúde, a cada dez homens diagnosticados com esta neoplasia no país, nove têm mais de 55 anos. Neste processo, é preciso estar atento a sintomas comuns como:
Dificuldade de urinar
Demora em começar e terminar de urinar
Sangue na urina
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Durante a investigação, são realizados dois exames: o PSA (Antígeno Prostático Específico), que permite medir a quantidade de proteína produzida pela próstata a partir de um exame de sangue, e o de toque retal, no qual o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o PSA não é um exame de rotina, sendo solicitado apenas por um médico em unidades básicas de saúde (UBSs), quando considerado necessário. O mesmo ocorre com o exame de toque retal.
No caso do PSA, a coleta é feita conforme a demanda dos postos de saúde, dentro do cronograma semanal de cada local. O resultado pode levar de 7 a 10 dias para sair. Como os laboratórios que realizam as coletas são contratados pelo Estado, a Secretaria Municipal de Saúde não conta com os dados referentes as solicitações de exames feitos no município nos últimos anos.
“As unidades de saúde do Município trabalham com a prevenção de doenças e promoção da saúde. Os demais serviços são feitos via Estado, que repassam as solicitações e informações aos setores de continuidade de acompanhamento ao paciente”, enfatiza a prefeitura.
Tratamento
No caso de alteração de qualquer um destes dois exames, será necessário a realização de uma biópsia. Perante o diagnóstico positivo, o câncer de próstata pode ser tratado de diversas formas. De acordo com o Ministério da Saúde, a principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. Entretanto, cabe ao médico especialista considerar os riscos, benefícios e resultados, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente, para definir o melhor tratamento.
Enfatiza-se que todas as modalidades de tratamento ao câncer de próstata são oferecidas, gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cuidados diários
Além das consultas médicas, a adoção de outros hábitos é recomendada pelo Ministério da Saúde como prevenção diária contra o câncer de próstata. São eles:
Ter uma alimentação saudável
Manter o peso corporal adequado
Praticar atividade física
Não fumar
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Para reforçar os serviços voltados a população masculina, as unidades de saúde de Santa Maria abrirão em turno estendido. Além de consultas médicas, será possível realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação de rotina, entre outros cuidados. Apesar dos serviços estarem disponíveis à população o ano todo, a importância do cuidado durante o Novembro Azul deve ser enfatizada pelos profissionais de saúde.
Veja a programação completa, que começa nesta quarta-feira (16):
Quarta-feira (16), das 17h às 19h30min
Serviços a serem ofertados: consulta médica, consulta de enfermagem, consulta odontológica, vacinas de rotina. Bem como vacina contra a Covid-10, auriculoterapia, sala de espera, solicitação de exame PSA, testagens rápidas, aferição de sinais e acolhimento.
Onde – Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) Vitor Hoffman (Rua Distrito Federal, 80, Vila Rossi)
Sexta-feira (18), das 16h30min às 18h30min
Serão ofertados: testes rápidos de ISTs, verificação de pressão arterial e glicemia capilar. Também serão feitos atualização de cadastros e cartão SUS, auriculoterapia, acolhimento, consultas médicas e consultas de enfermagem.
Onde – ESF Maringá (Rua Santo Expedito, 375, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon)
Terça-feira (22), das 17h às 19h30min
Serão ofertados: consulta médica, consulta odontológica, testes rápidos de Covid e ISTs, e atualização cadastral.
Onde – Unidade Básica de Saúde (UBS) Passo das Tropas (Rua Antônio Khol, 99, Passo das Tropas)
Quarta-feira (23), das 16h30min às 19h
Serão ofertadas: atividades de educação em saúde, consultas, testes rápidos de IST, avaliação odontológica e vacinas.
Onde – Unidade distrital Felícia Bastos, em Boca do Monte
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias